Tutorial 006 – Porta Infravermelha para Computador.

Recentemente peguei um smartphone em troca de umas peças de computador com um amigo meu.
É um HP Ipaq Hw 6945.Apesar de ser meio ultrapassado ele tem muitas funções interessantes,e uma delas era justamente uma porta Ir (infrared).
Bom…meu computador não tem isso,é um tecnologia também ultrapassada mas que esteve presente em muitos celulares mais antigos.
Então encontrei um tutorial super simples de uma porta infravermelha para ser conectada no seu computador.E realmente compensa fazer uma,pois adaptadores desse tipo versão USB estão um tanto caros.
Lembrando também que são computadores mais ultrapassados que possuem essa tecnologia.
Então vou reproduzir agora esse tutorial que foi feito por Alain Gailland,E-MAIL: gailland@ig.com.br .

“Aqui estão descritos os procedimentos para a construção de uma interface infravermelho (IrDA). Antes de tudo, é necessário checar em seu micro se ele possui o barramento SIR (Serial IR).
1
2

Atenção: esse barramento pode receber outros nomes, dependendo do fabricante da sua placa-mãe. CIRCOM também é um nome bastante comum. Os procedimentos aqui descritos foram executados com exito no Windows XP. Não foram testados em outras versões, mas teoricamente, também deverão funcionar.
Para fazer essa verificação, consulte o manual da sua placa-mãe ou procure-o no SETUP da sua BIOS. Ele deve estar habilitado e devidamente configurado (endereço e IRQ), a fim de não entrar em conflito com outros dispositivos existentes na sua máquina. Recorra ao manual novamente para informar-se de como fazer isso corretamente.

Feito isso, agora voce deve proceder com a construção da interface. Os componentes poderão ser encontrados com facilidade em qualquer loja de componentes eletrônicos e voce gastará pouco mais de R$ 7,00 com eles (peças 3,50 + caixinha e fios etc…).A construção requer conhecimentos básicos de eletrônica. Portanto, recorra a algum conhecido seu para auxilia-lo, caso necessite. O LED infravermelho emissor e o foto-diodo receptor devem ser montados alinhados lado-a-lado, A lista de componentes, esquema de montagem e demais dicas estão na figura abaixo. Após sua montagem, conecte corretamente o circuito ao barramento SIR da sua placa mãe, prestando atenção para não inverter nenhum fio. Veja mais abaixo como fazer a interface funcionar corretamente no Windows. Voce poderá usá-la para sincronizar seu PALM, seu celular e conectar ao micro qualquer dispositivo compatível com IrDA.
3
4
5
6

Dúvidas ou sugestões:

ALAIN GAILLAND
E-MAIL : gailland@ig.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>